Consulta de Psicologia
Criança/
Adolescente
Criança
Pretende-se intervir numa fase precoce do desenvolvimento da criança, ajudando-a a ultrapassar dificuldades psicossociais que possam estar presentes bem como em prevenir ou atenuar o impacto de quadros psicopatológicos que estejam a surgir ou que já estejam presentes.
Ao intervir na criança do presente estaremos a capacitar o adulto de amanhã.
Durante a fase da adolescência, os jovens deparam-se com um conjunto de múltiplas e rápidas mudanças (a nível biológico, físico, emocional, psicológico, cognitivo, comportamental e social), que criam desafios na forma como pensam, sentem e agem. Torna-se fundamental auxilia-los no processo de questionamento sobre si e sobre os outros, no desejo em alcançar a sua autonomia em relação aos pais e paralelamente na procura em se aproximar cada vez mais dos seus pares.
Pretende-se assim durante o acompanhamento capacitar o jovem na autorregulação das suas emoções e comportamentos, desenvolvendo ferramentas e estratégias que lhe permitam lidar de uma forma saudável com as dificuldades que se vão deparando.
Adolescente
Áreas de Intervenção
✓ Depressão
✓ Ansiedade (ansiedade generalizada, fobias, ansiedade de desempenho, ansiedade de separação, perturbação obsessivo-compulsivo)
✓ Instabilidade emocional
✓ Luto e perdas
✓ Divórcio e Separação
✓ Hiperatividade e Défice de Atenção
✓ Problemas alimentares (p. ex. anorexia, bulimia)
✓ Dificuldade na rotina de sono
✓ Dificuldades sociais
✓ Dificuldades na adaptação ao contexto escolar e ao processo de aprendizagem (p.ex. recusa escolar, insucesso escolar, desmotivação escolar, método de estudo, dificuldades da leitura e escrita)
✓ Entre outras
Avaliação Psicológica
O processo de avaliação no âmbito infantojuvenil, terá como objetivo identificar e compreender as problemáticas referidas na primeira consulta.
Posteriormente serão utilizados procedimentos e instrumentos que podem avaliar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Desta forma, será possível uma caracterização do funcionamento da criança ou do adolescente, em que serão identificadas tanto as dificuldades como as suas potencialidades.
Com esta informação pretende-se obter um conjunto de orientações para a intervenção psicológica.
A colaboração dos pais/representantes legais, educadores e/ou professores bem como outros elementos representativos na vida da criança e do adolescente será determinante nos momentos de avaliação e intervenção.