Sobre mim

A Psicologia, surgiu na minha vida há muito tempo, através da curiosidade em compreender as diferentes dimensões do ser humano, indo para além da análise da condição física de cada pessoa. A partir dessa curiosidade ficou cada vez mais presente em mim, a riqueza que existe quando permitimos ver o outro, como alguém singular. Com base neste olhar sobre as pessoas juntamente com o desejo de ajudar o outro a encontrar um caminho de vida com significado, capaz de ultrapassar os desafios que vão surgindo, fui definindo o meu percurso académico e profissional.

Tornei-me então, Psicóloga com área de especialização em Clínica, desde 2016. Este percurso só tem reforçado o meu interesse pela Psicologia e por sua vez pelo trabalho desenvolvido junto das pessoas. Apesar da aprendizagem já realizada, é para mim fundamental continuar a melhorar os meus conhecimentos, pois é com enorme responsabilidade que encaro quem me procura.

O Que Faço

Cada criança, adolescente e adulto será sempre visto como um ser único e dessa forma cada intervenção será especializada e distinta.

  • O tempo total da intervenção bem como a periodicidade das consultas dependerá da especificidade de cada caso.

  • As consultas de psicologia poderão ser realizadas presencialmente ou em formato online.

  • O modelo de intervenção predominante será Cognitivo-Comportamental, em particular algumas Terapias de Terceira Geração (Terapia da Aceitação e Compromisso, Terapia Focada na Compaixão e Terapia Baseada no Mindfulness). Apesar disso, manter-se-á uma abordagem integrativa, considerando outras abordagens teóricas, sempre que se considerar benéfico para o cliente.

  • A intervenção terapêutica terá como objetivo identificar padrões, baseados a nível cognitivo, emocional e comportamental, que são disfuncionais e que levam ao sofrimento psicológico. Após a sua identificação será possível intervir e assim reestruturar esses padrões. Para tal, importa otimizar os recursos que cada pessoa já tem e o desenvolvimento de outros, que permitirão assim aumentar a sua qualidade de vida e melhorar a sua saúde mental.

  • Pretende-se que o trabalho terapêutico leve a um auto-conhecimento mais amplo, preparando assim o individuo a sentir-se capaz de no futuro, de forma autónoma, ativar as ferramentas aprendidas durante o acompanhamento, para lidar com novos desafios de uma forma mais ajustada às suas necessidades.

Princípios Éticos

Estes princípios são abraçados por uma atitude empática, compassiva, de confiança e empenho. Com o compromisso de continuamente aceder a conhecimento técnico-científico atualizado.

✓ Respeito pela dignidade e direitos da pessoa
✓ Competência
✓ Responsabilidade
✓ Integridade
✓ Confidencialidade e Privacidade
✓ Beneficência e Não-maleficência

Percurso Académico e Profissional​