Serviços
Pretende-se intervir numa fase precoce do desenvolvimento da criança, ajudando-a a ultrapassar dificuldades psicossociais que possam estar presentes bem como em prevenir ou atenuar o impacto de quadros psicopatológicos que estejam a surgir ou que já estejam presentes.
Ao intervir na criança do presente estaremos a capacitar o adulto de amanhã.
Durante a fase da adolescência, os jovens deparam-se com um conjunto de múltiplas e rápidas mudanças (a nível biológico, físico, emocional, psicológico, cognitivo, comportamental e social), que criam desafios na forma como pensam, sentem e agem. Torna-se fundamental auxilia-los no processo de questionamento sobre si e sobre os outros, no desejo em alcançar a sua autonomia em relação aos pais e paralelamente na procura em se aproximar cada vez mais dos seus pares. Pretende-se assim durante o acompanhamento capacitar o jovem na autorregulação das suas emoções e comportamentos, desenvolvendo ferramentas e estratégias que lhe permitam lidar de uma forma saudável com as dificuldades que se vão deparando.
Ao longo da vida deparamo-nos com diversas situações que podem criar ou acentuar o sofrimento psicológico, influenciando assim a satisfação e o grau de investimento nas diferentes áreas da nossa vida, inclusive na qualidade das relações, quer com os outros como connosco próprios. De forma a lidar e/ou ultrapassar estes momentos de maior vulnerabilidade, importa saber que não tem que estar sozinho. Nas consultas de psicologia, estabeleceremos em conjunto os objetivos terapêuticos, que serão trabalhados num espaço seguro e de suporte de modo a desenvolver recursos cognitivos, emocionais e comportamentais, aumentando o seu autoconhecimento a fim de melhorar a sua qualidade de vida.
Orientação Vocacional e Profissional
Pretende-se que estas sessões sejam uma ferramenta de ajuda na tomada de decisão, pois escolher o percurso académico e profissional nem sempre é fácil. A transição do 3º ciclo para o Ensino Secundário e posteriormente a decisão de qual o curso universitário a seguir, tendem a ser os momentos de maior indecisão. Contudo, estas sessões também são destinadas a quem precise de redirecionar o seu percurso académico e profissional em determinada etapa da sua vida, tanto jovens como adultos. Este processo procura então responder às dúvidas de forma a que consiga fazer uma escolha consciente.
Para tal, são analisados vários fatores:
- Interesses e preferências (o que motiva)
- Aptidões (identificação das áreas fortes bem como das áreas que precisam de serem desenvolvidas)
- Características de personalidade (explorar o conhecimento sobre si)
- Analisar o percurso académico
- Apresentação do contexto educativo e profissional (que ofertas existem e quais os procedimentos necessários para se inscrever)
Pode obter um pack de sessões (quatro a cinco sessões de acordo com o pedido) e uma sessão de entrega do Relatório Final.
Pretende-se que estas consultas sejam um espaço em que os pais possam partilhar as suas dúvidas e as suas angústias decorrentes do desempenho do papel de mãe/pai/pais, sem ativar uma postura crítica e de procura de culpados.
Pelo contrário, procurar-se-á reforçar a confiança. A partir desse momento iniciamos um caminho de maior autoconhecimento sobre todos os elementos, sobre as práticas parentais realizadas e de quanto ajustadas estão às necessidades da dinâmica familiar, para que em seguida se possa desenvolver um conjunto de estratégias de prevenção e de resolução de situações desafiantes.